A NASA, agência espacial norte-americana, disponibilizou uma nova imagem panorâmica da superfície de Marte, enviada a partir do robô Rover Opportunity.
A fotografia, que oferece um conteúdo mais detalhado do planeta e que integra a compilação de 817 fotografias tiradas durante o período de exploração no «planeta vermelho», mostra cores bastante saturadas, a fim de se destacarem as características diferentes à superfície.
Os cientistas dizem que a imagem mostra o local onde o «veículo» se encontrava durante o inverno marciano, assim como os painéis solares ao fundo.
O cientista Jim Bell, da Arizona State University, contou que a imagem «é uma visão espetacular e detalhada da maior cratera de impacto», a mais bem conseguida ao longo da missão.
Rover Opportunity marcou o seu 3000º dia em Marte, a 2 de julho, e a agência espacial assinalou, no mesmo dia, 15 anos de exploração.
O objetivo principal da máquina multi-milionária - a mais complexa que a agência construiu - será a busca de evidências de que já existiu vida naquele planeta.
Fonte: TVI24H
Comentário: Daniel Braz
Isso me faz lembrar aquela cena final do filme Contato, com Jodie Foster, onde ela faz uma viagem inter estelar por horas e horas e quando volta só se passaram alguns segundos, o que causa dúvidas se ela realmente fez a viajem ou não, mas o intrigante, é que quando assistem as gravações, tudo que havia eram horas e horas de estática, mas como a câmera conseguiu gravar horas e horas de estática, se ela, a personagem, voltara em alguns segundos?
Esses americanos estão varrendo esse planeta por 15 (quinze) anos, já gastaram bilhôes de dólares e mesmo com a crise continuam gastando bilhões de dólares e querem nos convencer que tudo que fazem é examinar areia? Existe um banco de dados de mais de 20.500 fotos e eles só liberaram 817 imagens durante a expedição "Mars Exploration Rover Opportunity".
O conjunto de fotografias permite ter uma perspectiva panorâmica nunca antes vista do planeta vermelho, nas quais se pode ver o local onde o robot passou quatro meses de inverno marciano.
Comentários
Postar um comentário