Pular para o conteúdo principal

As primeiras imagens da missão final da Cassini são incríveis – mas para o que estamos olhando?

Já era tarde da noite da última quarta-feira quando o pessoal do Deep Space Network recebeu um sinal da sonda Cassini enquanto ela emergia de sua primeira viagem na lacuna entre Saturno e seus anéis. Dos dados recebidos, vieram fotos do polo norte do planeta e o topo de nuvens a apenas três mil quilômetros de distância – nosso olhar mais perto da parte de cima da atmosfera de Saturno até o momento, onde a pressão é quase a mesma do nível do mar na Terra.

Os pesquisadores do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA estavam boquiabertos com os detalhes, mas eu tinha uma questão: como seria realmente visitar a parte mais alta dos céus de Saturno?

O que chamou a minha atenção de primeira nas novas imagens foram os pontos brilhantes cercando faixas finas em toda a superfície do planeta. Minha hipótese era de que eram potenciais cintilações de relâmpagos capturados pela Cassini, mas não. “Não capturamos nenhum relâmpago [na quarta à noite]”, me contou o professor da Caltech, Andy Ingersoll, especialista em atmosferas planetárias, quando eu o chamei para discutir o clima saturnino.


 
cassini-2Imagem não processada da
atmosfera de Saturno, tirada no dia
26 de abril. Créditos:
NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute


De acordo com Ingersoll, os pontos mais claros capturados na imagem acima são nuvens de amônio flutuando a cerca de 150 quilômetros no topo da camada mais próxima da atmosfera. Se você fosse suspenso por um balão de hidrogênio (não de hélio, já que um balão de hélio numa atmosfera de hidrogênio iria “ficar preso como uma rocha”, disse Ingersoll), essas nuvens de amônio seriam bem similares às nuvens cumulus de vapor d’água daqui da Terra.

“Provavelmente existem nuvens de vapor de água numa camada mais profunda, mas não podemos vê-las também porque estão congeladas. A água [congela] em maior profundidade do que a amônia”, disse Ingersoll. “Então, normalmente vemos nuvens de amônia, e é isso o que eu acho que essas aí são, já que o ar mais quente sobe e condensa as partículas das nuvens”. O termo “quente”, deve-se notar, é um termo relativo – as temperaturas médias na atmosfera superior de Saturno são de -270º C, então traga um casaco.

Na noite de quarta-feira, a Cassini tirou uma série de fotos que começou com um giro no centro do polo Norte hexágono de Saturno. Ao viajar para o sul, ela sobrevoou o equador a impressionantes 124 mil quilômetros por hora. Se a câmera estivesse tirando fotos coloridas, teríamos visto um azul no vórtice interior do polo norte, mas a velocidade da sonda exigiu imagens monocromáticas.

“Infelizmente, estamos vendo [essas características] apenas em preto e branco” disse Ingersoll. “Isso é inevitável, porque estamos voando tão rápido que não conseguimos por um filtro na câmera, já que isso mancharia muito as imagens. Precisávamos coletar toda a luz que tinha ali.”

O que foi surpreendente para Ingersoll foi o quão claras as nuvens entremeadas de hidrossulfeto de amônio estavam sob as nuvens volumosas de amônio – e suas escalas. “Havia esses longos fios de nuvens, nuvens filamentares bem diferentes das nuvens da Terra”, disse ele. “É como se você tivesse puxado a atmosfera para fora e as nuvens se recusassem a misturar entre si.”

Isso pode ter a ver com um outro fenômeno que Ingersoll observou: as nuvens filamentosas eram muito ordenadas, como se nada estivesse perturbando o ar, apesar do fato dos ventos em Saturno chegarem a 1.800 km/h. Isso poderia revelar um aspecto fundamental das atmosferas dos planetas exteriores.


cassini-3Imagem: NASA/JPL-Caltech/
Space Science Institute

“Os dados fotográficos de quinta-feira são sobre a questão do por que os ventos são mais fortes em Saturno do que em Júpiter e por que ambos são mais fortes do que os ventos na Terra”, disse Ingersoll. “E eu acho que é porque existe menos turbulência quanto mais longe você vai no sistema solar.”

A passagem próxima da Cassini por Saturno nesta quarta-feira foi apenas a primeira das 22 programadas para acontecer antes do mergulho final da sonda em setembro. Mas somente uma de três ou quatro sobrevoos onde dados visuais de luz serão coletados. O que Ingersoll espera dos sobrevoos futuros são leituras que trespassem a camada de nuvem superior e revele as profundezas do planeta. Sensores magnéticos, infravermelhos e de microondas serão apontados para Saturno nas próximas passagens, cortando essa cobertura de nuvem opaca e visualizando o núcleo do gigante de gás para obter mais dados sobre a estrutura do planeta.


“A câmera da Cassini é apenas um de seus instrumentos”, comentou. “De fato, a Cassini é uma nave espacial maravilhosa por causa da sua variedade de instrumentos.”

Ingersoll mencionou que a observação final é aquela sobre a qual ele mais tem expectativas, já que ela poderia resolver mistérios sobre a formação do planeta. O campo magnético de Saturno tem uma propriedade muito incomum, na medida em que ele não tem inclinação. Isso é estranho porque a matemática por trás dos campos magnéticos planetários exige um pouco de inclinação.

“Como um planeta gera um campo magnético? A inclinação fora do eixo é uma espécie de parte de toda essa teoria, e, se não houver inclinação, bem, será interessante”, disse ele, rindo.

Imagem do topo: Lightinthedark

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mercúrio é fotografado pela primeira vez a partir da sua órbita

A NASA já recebeu as primeiras fotografias tiradas pela sonda Messenger que está a orbitar Mercúrio. O planeta mais próximo do Sol nunca tinha sido fotografado a partir da sua órbita. A fotografia mostra o Sul de Mercúrio a preto e branco coberto de crateras. Um dos acidentes geográficos mais importantes que se pode ver é a enorme cratera Debussy, com os seus raios brancos formados a partir do material projetado durante a colisão do meteoro, que se prolongam por centenas de quilómetros. Do lado esquerdo desta cratera, a oeste da Debussy, está a cratera Matabei, menor e com raios escuros. Os cientistas pensam que estes raios são provenientes de material escuro, que estava em profundidade, e foi ejetado durante a colisão de outro meteoro. A parte inferior da fotografia mostra a superfície da região perto do Pólo Sul do planeta, que até agora não tinha sido registada por nenhuma sonda. Já existiam fotografias de Mercúrio tiradas a partir da Terra e durante as apro

Kepler descobre primeiros exoplanetas de tamanho aproximado ao da Terra

Chamam-se Kepler-20e e Kepler-20f, e apesar de estarem sujeitos a temperaturas impensáveis são a prenda de Natal dos astrofísicos. Os dois exoplanetas, que giram muito perto da sua estrela mãe, situada a cerca de 950 anos-luz de distância, são os primeiros planetas do tamanho da Terra que foram encontrados fora do nosso Sistema Solar. A descoberta foi feita graças ao Kepler, o telescópio espacial da NASA e o mais avançado na procura de exoplanetas. Os cientistas tiveram que desenvolver novas técnicas para conseguir validar a existência de planetas tão pequenos com a informação obtida pelo telescópio. O artigo sobre a investigação, publicado nesta terça-feira na edição online da revista Nature, dá mais um passo em direcção ao maior desejo da astronomia na atualidade, o de encontrar um planeta do tamanho da Terra situado na região do espaço em relação à sua estrela onde possa ter água no estado líquido. Uma condição que os cientistas consideram ser a melhor para a existência de v

Descoberto menor planeta fora do Sistema Solar

Exoplaneta é similar à Terra, mas com temperaturas que chegam a 1500 °C. Kepler 10-b: parecido com a Terra, porém quente demais para conter vida um telescópio da Nasa descobriu o menor planeta fora do Sistema Solar, e ele é rochoso como a Terra. Apesar disso, é quente demais para conter qualquer tipo de vida: em um de seus lados, as temperaturas chegam a 1500 °C. A agência espacial americana o batizou de Kepler 10-b, como uma homenagem ao telescópio que o encontrou, o Kepler. A cientista Natalie Batalha disse que o Kepler 10-b tem 1,4 vezes o tamanho da Terra e uma massa equivalente a 4,5 vezes a do nosso planeta. Astrônomos já haviam encontrado outros planetas com massas similares à da Terra, mas nenhum com um tamanho semelhante. O motivo de suas altas temperaturas é sua localização em relação à estrela que orbita: o novo planeta está 20 vezes mais perto dela do que Mercúrio do Sol. Fonte: terra.com.br

NASA anuncia novidades sobre Mercúrio

Se juntássemos toda a cinza vulcânica presente na superfície de Mercúrio, seria suficiente para cobrir uma área duas vezes maior do que o estado de Goiás com uma camada de mais de 6.000 metros. Esse é apenas uma das novas revelações que pesquisadores da agência americana NASA fizeram, no último dia 30, sobre o primeiro planeta do sistema solar. As descobertas, em sua maioria, são mérito direto da sonda Messenger, de 446 milhões de dólares. É um artefato que está no espaço desde 2004, entrou na órbita de Mercúrio em março desse ano, e forneceu informações para sete relatórios sobre o planeta recentemente. A faceta vulcânica de Mercúrio foi um dos pontos de maior destaque das novas pesquisas. Conforme apurou a sonda, através de imagens em alta definição, crateras de quase 2 quilômetros de profundidade foram cobertas de lava até a boca. Ao longo da história do planeta, que tem aproximadamente 4 bilhões de anos, houve a formação dessas “planícies” vulcânicas. Juntas, elas perfa