Astrônomos: Mike Brown do Instituto de Tecnologia da Califórnia – Caltech, juntamente com Chad Trujillo e David L. Rabinowitz, anunciaram à União Internacional de Astronomia (IAU) a descoberta do décimo planeta do sistema solar ainda provisoriamente chamado sob o nome técnico de 2003 UB313.
Em sua rotina de trabalho, a cada corpo novo encontrado eles o denominavam com um código interno tais como “Flying Dutchman” (Sedna), “Easterbunny” (2005FY9) e assim surgiu o codinome “Xena” em homenagem ao sucesso do seriado de televisão com este nome.
Tratava-se do maior objeto encontrado desde a descoberta de Netuno e de sua lua Tritão em 1846. UB313 é maior que Plutão e se encontra no “cinturão de Kuiper”. O cinturão de Kuiper é uma área do sistema solar com inclinação paralela ao plano da eclíptica e que se estende além da órbita de Netuno. Até então, Plutão era tido como sendo o maior objeto localizado nesta área do cinturão de Kuiper.
Desde 2001 a equipe de astrônomos lidera, no Observatório de Palomar uma pesquisa para a descoberta de novos objetos na área do cinturão de Kuiper.
No verão de 2003 eles substituíram o equipamento de observação (Câmera Quest e o telescópio Samuel Oschin) resultando na descoberta de 80 objetos significantes.
O método usado consiste em tirar três fotografias ao longo de um período de 3 horas de uma mesma região do céu, juntar estas imagens e analisar se elas detectam o movimento característico de planetas, asteroides ou cometas.
Em 05 de Janeiro de 2005 (11h20min AM PST) a nova análise revela a presença de UB313.
Começam os trabalhos científicos para sua classificação: categoria ao qual pertencem, dimensões, densidade, rotação etc. para que a descoberta possa ser apresentada à comunidade científica. 9 de Julho de 2005 (04h00min Pacific Daylight Time) o Centro para Minor Planet publica a descoberta.
10 de Setembro 2005. Astrônomos do Observatório de Mauna Kea no Havaí analisando os objetos recém-descobertos com uma aparelhagem ótica de alta precisão fotografam UB3413 e descobrem uma Lua. Foi lhe dado o codinome de Gabriela.
Independente de UB313 ser catalogado definitivamente como planeta ou não, não há dúvidas de se tratar de uma descoberta muito importante tanto para a comunidade astronômica quanto para os astrólogos. A partir do momento em que a descoberta do 10° planeta do sistema solar alcançou tamanha divulgação, novas polêmicas se criaram e novas definições foram sendo impostas.
Fonte:
- Canal de Notícias AFP-Terra – Ciência e Astronomia
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI610408-EI302,00.html
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI610408-EI302,00.html
- W.M. Keck Observatory – Havai – Descoberta de Gabriela, a Lua de Xena
inglês
http://www2.keck.hawaii.edu/optics/staff/mvandam/gabrielle
inglês
http://www2.keck.hawaii.edu/optics/staff/mvandam/gabrielle
Comentários
Postar um comentário