Pular para o conteúdo principal

Misterioso objeto isolado é investigado por astrônomos

Uma equipe internacional de astrônomos investigou recentemente um misterioso objeto designado CFBDSIR J214947.2-040308.9, a fim de tentar revelar sua natureza.

Infelizmente, ainda não sabemos do que se trata, mas supõe-se que ele seja uma massa planetária jovem e errante, ou uma anã marrom de baixa massa e alta metalicidade.

Os resultados de novas observações podem ajudar os cientistas a distinguir entre essas duas classes.

Dúvida

O objeto foi detectado pela primeira vez em 2012 por Philippe Delorme, da Universidade de Grenoble Alpes, na França, e seus colegas.

Na época, a equipe pensou que ele poderia ser um membro do grupo movente AB Doradus.

Após sua descoberta, foi classificado como um candidato a massa planetária isolada. No entanto, devido à falta de evidências convincentes para suportar a hipótese de que o CFBDSIR 2149-0403 se formou como planeta e posteriormente foi ejetado, não se pode excluir a possibilidade de que seja uma estrela anã marrom de baixa massa.

Complicação
Para caracterizar o CFBDSIR 2149-0403 e restringir sua natureza, a equipe realizou observações de acompanhamento usando multi-instrumentos e multicomprimentos de onda, incluindo o espectrógrafo X-Shooter do Telescópio Muito Grande, a câmera WIRCam do Telescópio Canadá-França-Havaí, e o Telescópio Espacial Spitzer da NASA.

Além de determinar a paralaxe do objeto, as observações de seguimento também permitiram aos pesquisadores derivar sua posição e cinemática em seis dimensões.

Os resultados indicam que o CFBDSIR 2149-0403 provavelmente não é um membro do grupo AB Doradus, como foi reivindicado anteriormente.

“Agora, rejeitamos nossa hipótese inicial de que o CFBDSIR 2149-0403 seria um membro do grupo movente AB Doradus, o que remove a restrição de idade mais robusta que tínhamos”, explicou Delorme ao Phys.org.

Um ou outro

Essa determinação, apesar de melhorar o conhecimento dos pesquisadores sobre o objeto, tornou mais difícil determinar sua natureza, uma vez que a idade é um parâmetro livre.

A conclusão mais importante do novo estudo é que o CFBDSIR 2149-0403 é, provavelmente, uma massa planetária isolada e jovem (com menos de 500 milhões de anos e possuindo entre 2 e 13 massas de Júpiter) de tipo espectral tardio, ou uma anã marrom mais antiga (com 2 a 3 bilhões de anos de idade), rica em metalidade, com uma massa variando de 2 a 40 massas de Júpiter.

Segundo a equipe, nossa compreensão teórica de atmosferas frias, de baixa gravidade e/ou de alta metalicidade não é ainda suficientemente robusta para concluir decisivamente qual hipótese é a verdadeira.

Isso porque estes parâmetros físicos têm efeitos muito semelhantes nos espectros de tais atmosferas. Assim, o mistério permanece: planeta errante atípico, ou anã marrom rara?

Fonte: Phys


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mercúrio é fotografado pela primeira vez a partir da sua órbita

A NASA já recebeu as primeiras fotografias tiradas pela sonda Messenger que está a orbitar Mercúrio. O planeta mais próximo do Sol nunca tinha sido fotografado a partir da sua órbita. A fotografia mostra o Sul de Mercúrio a preto e branco coberto de crateras. Um dos acidentes geográficos mais importantes que se pode ver é a enorme cratera Debussy, com os seus raios brancos formados a partir do material projetado durante a colisão do meteoro, que se prolongam por centenas de quilómetros. Do lado esquerdo desta cratera, a oeste da Debussy, está a cratera Matabei, menor e com raios escuros. Os cientistas pensam que estes raios são provenientes de material escuro, que estava em profundidade, e foi ejetado durante a colisão de outro meteoro. A parte inferior da fotografia mostra a superfície da região perto do Pólo Sul do planeta, que até agora não tinha sido registada por nenhuma sonda. Já existiam fotografias de Mercúrio tiradas a partir da Terra e durante as apro

Kepler descobre primeiros exoplanetas de tamanho aproximado ao da Terra

Chamam-se Kepler-20e e Kepler-20f, e apesar de estarem sujeitos a temperaturas impensáveis são a prenda de Natal dos astrofísicos. Os dois exoplanetas, que giram muito perto da sua estrela mãe, situada a cerca de 950 anos-luz de distância, são os primeiros planetas do tamanho da Terra que foram encontrados fora do nosso Sistema Solar. A descoberta foi feita graças ao Kepler, o telescópio espacial da NASA e o mais avançado na procura de exoplanetas. Os cientistas tiveram que desenvolver novas técnicas para conseguir validar a existência de planetas tão pequenos com a informação obtida pelo telescópio. O artigo sobre a investigação, publicado nesta terça-feira na edição online da revista Nature, dá mais um passo em direcção ao maior desejo da astronomia na atualidade, o de encontrar um planeta do tamanho da Terra situado na região do espaço em relação à sua estrela onde possa ter água no estado líquido. Uma condição que os cientistas consideram ser a melhor para a existência de v

Descoberto menor planeta fora do Sistema Solar

Exoplaneta é similar à Terra, mas com temperaturas que chegam a 1500 °C. Kepler 10-b: parecido com a Terra, porém quente demais para conter vida um telescópio da Nasa descobriu o menor planeta fora do Sistema Solar, e ele é rochoso como a Terra. Apesar disso, é quente demais para conter qualquer tipo de vida: em um de seus lados, as temperaturas chegam a 1500 °C. A agência espacial americana o batizou de Kepler 10-b, como uma homenagem ao telescópio que o encontrou, o Kepler. A cientista Natalie Batalha disse que o Kepler 10-b tem 1,4 vezes o tamanho da Terra e uma massa equivalente a 4,5 vezes a do nosso planeta. Astrônomos já haviam encontrado outros planetas com massas similares à da Terra, mas nenhum com um tamanho semelhante. O motivo de suas altas temperaturas é sua localização em relação à estrela que orbita: o novo planeta está 20 vezes mais perto dela do que Mercúrio do Sol. Fonte: terra.com.br

NASA anuncia novidades sobre Mercúrio

Se juntássemos toda a cinza vulcânica presente na superfície de Mercúrio, seria suficiente para cobrir uma área duas vezes maior do que o estado de Goiás com uma camada de mais de 6.000 metros. Esse é apenas uma das novas revelações que pesquisadores da agência americana NASA fizeram, no último dia 30, sobre o primeiro planeta do sistema solar. As descobertas, em sua maioria, são mérito direto da sonda Messenger, de 446 milhões de dólares. É um artefato que está no espaço desde 2004, entrou na órbita de Mercúrio em março desse ano, e forneceu informações para sete relatórios sobre o planeta recentemente. A faceta vulcânica de Mercúrio foi um dos pontos de maior destaque das novas pesquisas. Conforme apurou a sonda, através de imagens em alta definição, crateras de quase 2 quilômetros de profundidade foram cobertas de lava até a boca. Ao longo da história do planeta, que tem aproximadamente 4 bilhões de anos, houve a formação dessas “planícies” vulcânicas. Juntas, elas perfa