Esta é a sua última viagem do Discovery ao espaço, que levará um humanoide e suprimentos a bordo.
O lançamento do ônibus espacial Discovery foi remarcado para 24 de fevereiro. A Nasa (agência espacial americana) finalmente parece ter encontrado soluções para os problemas técnicos que adiaram o lançamento da nave em oito ocasiões.
Esta é a última viagem do Discovery ao espaço, que levará um humanoide e suprimentos a bordo - em abril, será a vez do Endeavour, cuja partida ainda não está oficializada pelos acontecimentos recentes envolvendo o comandante da missão.
Segundo a agência espacial, a partida do Discovery em direção à
Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) deve ocorrer às 18h50 (horário de Brasília).
A Nasa teve de adiar várias vezes o lançamento do Discovery. O primeiro estava previsto para 5 de novembro do ano passado.
Primeiro foi uma fuga de hidrogênio, depois uma falha elétrica e, posteriormente, a descoberta de fendas no tanque de combustível externo durante o abastecimento da nave, quando o ônibus espacial já estava pronto para dar início a sua missão.
Após dois meses de análise e testes, os engenheiros da Nasa determinaram que o problema é uma combinação de fatores de fabricação e do processo de abastecimento do tanque, no qual se introduz combustível líquido, sobretudo oxigênio e hidrogênio a mais de cem graus negativos.
A solução encontrada foi instalar reforços estruturais, que devem ficar prontos até um dia antes do voo.
"Acredito que finalmente tenhamos uma solução", assinalou John Shannon, diretor do programa, em entrevista à imprensa.
Lançamento da Endeavour
A hospitalização da deputada democrata Gabrielle Giffords, atingida na cabeça durante o tiroteio promovido por Jared Loughner no último sábado, no Arizona (EUA), pode ter consequências para a Nasa, a agência espacial norte-americana.
A deputada é casada com o astronauta Mark Kelly, que vai comandar o último voo do ônibus espacial Endeavour, cujo lançamento está marcado para abril. Ele já se encontra no hospital onde a esposa está sob cuidados médicos.
Astronauta Mark Kelly, marido da deputada Gabrielle Giffords que foi ferida gravemente durante tiroteio nos EUA.
Segundo a Nasa, ainda é prematuro especular se o comandante vai desistir da última missão do Endeavour.
A deputada também tem um cunhado no espaço. Scott, irmão do marido
dela, encontra-se na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Essa é uma das piores situações de estresse envolvendo parentes de astronautas em órbita no espaço e com a qual a Nasa precisa lidar. A última foi no Natal de 2007, quando a mãe de um dos residentes da estação espacial morreu em uma colisão de veículos.
Fonte: Folha.com
Comentários
Postar um comentário