Pular para o conteúdo principal

Planeta Nove: Astrônomos oficialmente encontraram quatro candidatos

Uma intensa pesquisa de três dias em busca de um planeta não descoberto em nosso sistema solar produziu quatro possíveis candidatos, relata o portal Futurism.com. A caça ao Planeta Nove foi parte de um projeto de ciência cidadã da Zooniverse, conduzido em tempo real com a transmissão do Stargazing Live, da BBC. O projeto foi realizado no Observatório de Siding Spring, da Universidade Nacional Australiana (ANU).

Cerca de 60 mil pessoas de todo o mundo participaram da pesquisa, que não só resultou em quatro possíveis candidatos para o Planeta Nove, mas também ajudou a classificar mais de quatro milhões de outros objetos. Os participantes trabalharam usando dados do telescópio SkyMapper do Siding Spring.

O projeto foi liderado pelo pesquisador Brad Tucker, da ANU, cuja equipe concordou que, independentemente de uma das quatro possibilidades ser, de fato, o misterioso Planeta Nove, o valor científico do projeto foi certamente comprovado. E outros pesquisadores concordam com o sentimento da equipe da ANU. O astrônomo Mike Brown, da Caltech, twittou seu apoio ao projeto: “Eu só gostaria de dizer: vocês arrasam. Ficaríamos emocionados se vocês o encontrassem!”

Pistas espaciais

Em 2016, Brown e seu colega Konstantin Batygin descobriram que as órbitas de alguns objetos no Cinturão de Kuiper estavam sendo influenciadas por um corpo maciço. Esta foi evidência indireta de que existe um grande planeta do tamanho de Netuno em nosso sistema solar muito além de Plutão. No entanto, procurar pelo planeta misterioso tem desafios significativos.

Por um lado, ele é provavelmente mil vezes mais difícil de enxergar do que Plutão. A tarefa para os pesquisadores, então, é pesquisar dados antigos e fazer novas observações.

“Com a ajuda de dezenas de milhares de dedicados voluntários examinando centenas de milhares de imagens tiradas pelo SkyMapper conseguimos realizar quatro anos de análise científica em menos de três dias”, comemorou Tucker, em entrevista ao portal Universe Today. “Um desses voluntários, Toby Roberts, fez 12 mil classificações”.

A missão continua

A equipe da ANU continuará sua busca e tentará confirmar se um dos objetos espaciais é, de fato, o Planeta Nove. Enquanto isso, eles estão pedindo às pessoas que continuem olhando para os céus por meio do projeto Backyard Worlds: Planet Nine Zooniverse.

A experiência demonstra o que pode ser alcançado quando muitos cientistas (e leigos que amam a ciência) se reúnem e trabalham por um objetivo comum. Novas tecnologias como DeepMind, do Google, e ferramentas como o Telescópio Espacial James Webb poderiam um dia fazer esse tipo de pesquisa acontecer de forma rápida e fácil. Por ora, ainda é necessário colocar as mãos na massa para fazer as coisas acontecerem com mais agilidade.

Fonte: Futurism

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kepler descobre primeiros exoplanetas de tamanho aproximado ao da Terra

Chamam-se Kepler-20e e Kepler-20f, e apesar de estarem sujeitos a temperaturas impensáveis são a prenda de Natal dos astrofísicos. Os dois exoplanetas, que giram muito perto da sua estrela mãe, situada a cerca de 950 anos-luz de distância, são os primeiros planetas do tamanho da Terra que foram encontrados fora do nosso Sistema Solar. A descoberta foi feita graças ao Kepler, o telescópio espacial da NASA e o mais avançado na procura de exoplanetas. Os cientistas tiveram que desenvolver novas técnicas para conseguir validar a existência de planetas tão pequenos com a informação obtida pelo telescópio. O artigo sobre a investigação, publicado nesta terça-feira na edição online da revista Nature, dá mais um passo em direcção ao maior desejo da astronomia na atualidade, o de encontrar um planeta do tamanho da Terra situado na região do espaço em relação à sua estrela onde possa ter água no estado líquido. Uma condição que os cientistas consideram ser a melhor para a existência de v

Mercúrio é fotografado pela primeira vez a partir da sua órbita

A NASA já recebeu as primeiras fotografias tiradas pela sonda Messenger que está a orbitar Mercúrio. O planeta mais próximo do Sol nunca tinha sido fotografado a partir da sua órbita. A fotografia mostra o Sul de Mercúrio a preto e branco coberto de crateras. Um dos acidentes geográficos mais importantes que se pode ver é a enorme cratera Debussy, com os seus raios brancos formados a partir do material projetado durante a colisão do meteoro, que se prolongam por centenas de quilómetros. Do lado esquerdo desta cratera, a oeste da Debussy, está a cratera Matabei, menor e com raios escuros. Os cientistas pensam que estes raios são provenientes de material escuro, que estava em profundidade, e foi ejetado durante a colisão de outro meteoro. A parte inferior da fotografia mostra a superfície da região perto do Pólo Sul do planeta, que até agora não tinha sido registada por nenhuma sonda. Já existiam fotografias de Mercúrio tiradas a partir da Terra e durante as apro

Descoberto menor planeta fora do Sistema Solar

Exoplaneta é similar à Terra, mas com temperaturas que chegam a 1500 °C. Kepler 10-b: parecido com a Terra, porém quente demais para conter vida um telescópio da Nasa descobriu o menor planeta fora do Sistema Solar, e ele é rochoso como a Terra. Apesar disso, é quente demais para conter qualquer tipo de vida: em um de seus lados, as temperaturas chegam a 1500 °C. A agência espacial americana o batizou de Kepler 10-b, como uma homenagem ao telescópio que o encontrou, o Kepler. A cientista Natalie Batalha disse que o Kepler 10-b tem 1,4 vezes o tamanho da Terra e uma massa equivalente a 4,5 vezes a do nosso planeta. Astrônomos já haviam encontrado outros planetas com massas similares à da Terra, mas nenhum com um tamanho semelhante. O motivo de suas altas temperaturas é sua localização em relação à estrela que orbita: o novo planeta está 20 vezes mais perto dela do que Mercúrio do Sol. Fonte: terra.com.br

NASA anuncia novidades sobre Mercúrio

Se juntássemos toda a cinza vulcânica presente na superfície de Mercúrio, seria suficiente para cobrir uma área duas vezes maior do que o estado de Goiás com uma camada de mais de 6.000 metros. Esse é apenas uma das novas revelações que pesquisadores da agência americana NASA fizeram, no último dia 30, sobre o primeiro planeta do sistema solar. As descobertas, em sua maioria, são mérito direto da sonda Messenger, de 446 milhões de dólares. É um artefato que está no espaço desde 2004, entrou na órbita de Mercúrio em março desse ano, e forneceu informações para sete relatórios sobre o planeta recentemente. A faceta vulcânica de Mercúrio foi um dos pontos de maior destaque das novas pesquisas. Conforme apurou a sonda, através de imagens em alta definição, crateras de quase 2 quilômetros de profundidade foram cobertas de lava até a boca. Ao longo da história do planeta, que tem aproximadamente 4 bilhões de anos, houve a formação dessas “planícies” vulcânicas. Juntas, elas perfa